
1) Instale um filtro anti-spam - Eles não resolvem tudo, mas reduzem a quantidade de lixo e de mensagens de criminosos que chegam à sua caixa de entrada.
2) Desconfie sempre - Prémios, vídeos de gente famosa com o novo namorado, fotos inéditas da última tragédia… Não acredite em nada desse tipo. Temas como esses são armadilhas utilizadas por criminosos para roubar dados do seu PC, que são enviados pela internet. Recebeu algo assim? Apague imediatamente.
3) Não clique em links de e-mails - Mesmo que uma mensagem pareça legítima (traz como remetente o seu banco e pede para clicar numa promoção, por exemplo), resista! As hiperligações são facilmente camufladas ( www.banco.com.br, mas é redireccionado para www. qualquer coisa.com.br).
4) Cuidado ao fazer downloads - Procure instalar programas de fontes confiáveis, que verificam os arquivos que disponibilizam. Se puder, evite os serviços de partilha. Eles são uma das principais fontes de disseminação de programas nocivos.
5) Fique alerta com o Messenger - Recebeu um hiperligação pelo MSN Messenger ou qualquer outra ferramenta de comunicação? Novos vírus disparam essas mensagens automaticamente. Verifique com o remetente se foi ele mesmo que mandou e do que se trata.
6) Seja discreto no H5 - Páginas de comunidades são muito boas, mas também são uma fonte preciosa de dados para criminosos. Lá encontra-se e-mails e outras informações que podem ser utilizados para golpes. Por isso, seja discreto com o seu perfil e restrinja o acesso aos seus dados.
7) Instale um bom antivírus - Já foi o tempo em que ele era suficiente para proteger os computadores. Mas é um componente importante no pacote de protecção. Hoje em dia existem milhares de programas deste tipo: Norton, Avira, AVG, etc.
8) Adopte um anti-spyware- Com a proliferação de programas espiões, o anti-spyware passou a ser um item obrigatório no pacote de protecção. Quem possuir o Windows genuíno conta com o Windows Defender. Pode dispor de uma excelente ferramenta gratuita e que não depende do factor “Windows Original” que é o Spybot Search & Destroy.
9) Tenha um firewall - As últimas versões do Windows incluem esse tipo de ferramenta, mas é recomendável um programa de especialistas, que ofereça um maior nível de protecção. Bons programas são: Comodo Firewall, ZoneAlarm e o Sygate.
10) Faça Actualizações regulares: É chato, mas é preciso ter softwares sempre em dia, principalmente o sistema operacional e as ferramentas de segurança (antivírus sem anualização não resolve quase nada). De preferência, configure os programas para realizar actualizações automáticas. Isso minimiza o seu esforço para praticamente zero.
Sem comentários:
Enviar um comentário