
- Procure comprar em sites ou lojas virtuais seguras que estejam certificadas, recomendadas ou conhecidas, de preferência que disponibilizem o seu objecto social e contactos e outros elementos que permitam verificar a idoneidade.
-Não clique. Digite sempre o endereço para o site respectivo, evitando destinos falsos ou indesejáveis.
- Antes de comprar, informe-se sobre a garantia do produto, compare qualidade e preços, qual a moeda da operação, o valor da respectiva conversão cambial, assegurando-se de estar ou não ainda sujeito a impostos e a acréscimos de transporte.
-Tente não se afastar do canal de promoção inicial. Uma alegada proposta do vendedor em fazer uma transacção particular, fugindo à comissão da empresa gestora do site, acarreta riscos de fraude que devem ser considerados.
-Guarde e arquive coordenadas de todas as etapas do pedido, para poder reclamar se algo de errado acontecer ou mesmo se alguma promoção não for cumprida. Esses registos podem ser úteis no caso de falhas, de comprovação da encomenda ou fraude.
-Use preferencialmente cartão de crédito: Prefira pagar com este meio de pagamento, é mais fácil cancelar a compra e identificar o vendedor no caso de ter de recorrer aos tribunais. Evite o pagamento através de sistemas de remessa de dinheiro, de comprovativo meramente numérico e/ou que não obrigue à identificação do destinatário.
-Tenha cuidado ao divulgar dados pessoais e de contas bancárias. Caso faça frequentes compras on-line, obtenha um cartão de crédito de valor limitado ou específico para a situação em concreto, ou use sistemas de NET/pagamento que limitam os riscos.
Notas:
Artigos foram adaptados do endereço:
www.dadus.cnpd.pt/pais/index.php?topic=31.msg175
Autores:
Felismino Fernandes
Vitor Figueiras
Sem comentários:
Enviar um comentário