quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Hackers

Geralmente são pessoas de classe média e alta, com pouca vida social e com idades compreendidas entre os 12 e 18 anos. O hacker surgiu num ambiente universitário nos anos 50, mas foi nos anos 80 que começou a ser notícia. Na altura, o conceito hacker referia-se a um indivíduo que se infiltrava em redes e sistemas informáticos com a ideia de pesquisar e tirar um pouco de proveito próprio. Era mais para “erguer” o seu ego, sendo verdade que usavam e abusavam de certos equipamentos.
Mas o que diremos hoje sobre os hackers? São indivíduos com a ideologia de se infiltrarem em redes e sistemas apenas para as destruir e vandalizar.
Cada vez mais necessitamos de tecnologia, mas será que estamos seguros? Na minha opinião, acho que ainda não, apesar dos vários esforços nesse sentido e de haver legislação e investigação ainda há lacunas. Penso que ainda temos algo a temer, tendo em conta que vemos todos os dias notícias sobre criminalidade informática. O homebanking cada vez mais está na moda. Conheço o caso de um familiar que foi vítima de homebanking e que foi o suficiente para abalar a estrutura de sua família.
Por isso, temos que unir forças e lutar contra este tipo de indivíduos e contar com os hackers da velha geração para nos ajudar a construir formas de bloquear este tipo de criminalidade.

Autor: Rui Silva

Sem comentários: